Sua empresa opera sem identificar corretamente toda a carga tributária?

Quem decide abrir uma empresa precisa estar ciente de que terá que pagar impostos. Arriscar operar sem identificar de forma correta a carga tributária pode levar sua empresa a fechar as portas. Afinal, a fiscalização está a cada dia fechando mais o cerco e gastos inesperados com multas e tributos desconhecidos diminuem a competitividade pois a empresa precisa praticar preços mais altos que o mercado exige para conseguir sobreviver.

Além da abstenção de pagamento pura e simples, que já traz muitos problemas, ainda existe o risco de sonegação fiscal que é um crime contra a ordem financeira de acordo com o artigo 1º da Lei nº 4.729, de 1965. O que pode complicar muito a situação  dos sócios da empresa. Por mais que a omissão tenha acontecido por ignorância do contribuinte, as devidas sanções serão aplicadas de acordo com a lei e com o entendimento do judiciário. Além do pagamento das quantias efetivamente devidas, também pode ser instaurado um processo criminal para que os envolvidos respondam criminalmente pela sonegação.

Dessa forma, os sócios e gestores, e qualquer pessoa que responda de forma solidária, pode ter a eventual indisponibilidade dos bens até que a situação esteja regularizada no Fisco. As multas também costumam ser bastante elevadas e podem chegar até mesmo a mais de 200% do valor original.

Depois de saber tudo isso você ainda quer operar sua empresa sem identificar corretamente toda a carga tributária? Não vale a pena correr o risco, não é mesmo?

Deixe uma Resposta