Por que eu devo implementar Compliance Tributário na minha empresa?

Aqui no nosso blog você já acompanhou bastante sobre Compliance Tributário e, por vezes, para quem já entende um pouco do assunto, pode parecer meio óbvio a importância dele e também meio surpreendente que algumas empresas ainda tenham dado pouca atenção ao Compliance Tributário.

A grande questão é que muitos ainda não conseguem entender que não investir em Compliance Tributário pode causar danos irreversíveis à reputação de um negócio. Afinal, como disse Warren Buffett: “leva-se 20 anos para construir uma reputação e cerca de cinco minutos para perder uma”. Além disso, pesquisas mostram que as pessoas não querem fazer negócios com empresas que não tem boa reputação ou não se mostram honestas.  Se você não é confiável no mercado, é improvável que os clientes queiram trabalhar com você.

Outro ponto crucial dentro de uma empresa é que trabalhar em conformidade com a lei tributária influencia diretamente os  valores e princípios éticos que orientam o comportamento da organização. O Compliance Tributário faz com que uma empresa treine os membros da equipe de acordo com os princípios éticos e exige que a organização responsabilize os membros da equipe por eles.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Compliance Tributário não é algo conservador, na verdade ele também pode servir como um impulsionador de mudança e inovação dentro da empresa. Isso porque ele pode criar uma nova rotina e modificar comportamentos fazendo com que a empresa evolua e garanta que não só o lado econômico da empresa seja beneficiado, mas também garantir que a empresa seja respeitada pelo mercado assumindo um posicionamento sério e honesto perante o mercado.

Deixe uma Resposta